PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

A SECRETARIA DE SAÚDE PÚBLICA (SESAP) CONFIRMA ZIKA EM JOVEM MORTA NO RN, MAS INVESTIGAÇÃO PROSSEGUE!

Nesta quinta (11/02/2016), Ministério da Saúde confirmou 1ª morte por zika no RN. Contudo, Estado diz que ainda não é possível afirmar que vírus matou jovem.

Autoridades em saúde do Rio Grande do Norte confirmam a presença do vírus da zika no exames da jovem Ana Cláudia Alves Cavalcante, moradora de Serrinha. A morte da paciente, que ainda continua sendo investigada, foi listada pelo Ministério da Saúde como a terceira relacionada ao vírus no país. Dez meses depois, a família ainda lamenta a perda.


"Difícil demais, muito sofrida minha vida. Sofro muito aqui dentro de casa. (...) Ela estudava, era uma boa filha demais para mim", afirma Fátima Alves, mãe de Ana Cláudia. A jovem tinha jovem de 20 anos, era recém casada e morreu em abril do ano passado.

Fátima Alves explicou que a filha começou a sofrer com tosse. "Uma tosse. E ela dizia que doía o estômago. Depois, deu febre. Passou o dia com febre", disse. Moradores da cidade, após a divulgação do laudo, disseram ter sido surpreendidos e que o fato vai servir de motivação para mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte reafirmou na quinta-feira (11) que o vírus da zika está presente nas amostras que estão sendo investigadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará. Apesar das declarações do Ministério da Saúde, a secretaria ainda não aponta que a zika tenha sido o motivo da morte. A Sesap diz que a causa do óbito ainda continua sendo investigada com previsão de conclusão de 60 dias.

Coordenadora de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap, Cláudia Frederico explicou que a pasta age com prudência antes de apontar uma associação direta. “Esse achado é muito importante do ponto de vista da investigação, mas devemos ser prudentes porque o processo investigativo é longo, ainda vai passar por outras fases até que seja concluído”, ressaltou.


Ainda de acordo com a coordenadora, a confirmação da presença do zika vírus nas amostras que estão sendo estudadas pelo Instituto Evandro Chagas é importante do ponto de vista científico, mas "atribuir o fato à causa do óbito seria imprudente".

Via G1 RN

Nenhum comentário: