PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

AÇUDE DE COREMAS CHEGA AO NÍVEL MAIS BAIXO DE SUA HISTÓRIA

Medição feita pela Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) aponta que o volume do açude Estevam Marinho, da cidade de Coremas, Sertão paraibano, chegou ao nível mais baixo de sua história para este período, que é tipicamente de chuva na região.

Segundo a Aesa, a constatação preocupa porque o reservatório é responsável pelo abastecimento de cerca de 30 cidades do Sertão.

Conforme a Aesa, o açude está com apenas 17, 2% de sua capacidade máxima, o que representa pouco mais de 101 milhões de metros cúbicos d’água, sem contar a reserva da barragem de Mãe D’água, que está interligada ao Estevam Marinho, formando um complexo hídrico, cujo volume atual ultrapassa os 220 milhões de metros cúbicos.

Aparentemente, parece ser muita água, mas o problema é que os reservatórios são muito demandados e a perda hídrica não está sendo reposta em face da estiagem.

Diariamente, muita água sai de Coremas para diversas cidades da Paraíba e também para o Rio Grande do Norte.

O reservatório, que já foi o maior do Nordeste, completa 73 anos em maio próximo.

Nota:

O maior Açude do Brasil: O açude de Coremas-PB foi considerado o maior do Brasil desde seu término em 1943 até a inauguração do açude de Orós-CE em 1960, esta outra barragem gigante recebeu o nome do Pres. Juscelino Kubistchek de Oliveira(1902-1976), e a sua capacidade é de 2.100.000.000 m³.Porém em 1983, foi inaugurado o maior de todos, o açude de Açu-RN, que recebeu o nome do Engº Armando Ribeiro Gonçalves, a sua capacidade é de 2.400.000.000 m³. As águas do sistema Coremas-Mãe Dágua, desaguam neste, tendo surgido um fato curioso para sua inauguração com a visita do presidente João Batista de Oliveira Figueirêdo (1979-1985), fez-se necessário esvaziar bastante o nosso açude,pois só assim foi possível acumular água no novo açude, que o Regime Militar (1964-1985) construiu como o maior do Brasil, para suplantar o próprio presidente Juscelino (teve seus os direitos políticos cassados), que havia feito o de Orós-CE. O Açude de Coremas-PB, tem sua capacidade de acumulação somada num único sistema integrado em 1.358.000.000 m³, ficando hoje em terceiro lugar, tendo ocupado por longos 18 anos, o posto de maior do Brasil.

Nenhum comentário: