PESQUISE AQUI AS NOTÍCIAS QUE EXISTEM NO BLOG.

19-05-2012 *PROJETO IELMO MARINHO CIDADÃ É REALIZADO COM SUCESSO EM CANTO DE MOÇA/RN


Mais de 3 mil pessoas compareceram ao projeto Ielmo Marinho cidadã realizada pela prefeitura municipal no distrito de Canto de Moça nesta sexta (18/05), disponibilizando diversos serviços gratuitos à população local. As atividades aconteceram próximas a escola municipal Maria Ivone e contaram com o apoio de profissionais de todos os órgãos da administração municipal. O evento mobilizou jovens de todos os distritos da cidade pela valorização da cidadania, saúde, esporte e lazer.

Houve uma expressiva participação da comunidade, ao todo foram realizados mais de quinhentos atendimentos divididos em serviços de saúde (atendimentos de clínica médica, saúde bucal, imunização e preventivo e verificação da pressão arterial), de assistência social, além de isenção de taxas para a retirada de documentos, emissão da certidão de nascimento e beleza pessoal. Na área da beleza, uma equipe de cabeleireiros estava à disposição dando um novo visual para adultos e crianças, contribuindo para a melhoria da auto-estima.

A ação também marcou a inauguração da Unidade de Saúde da Família. O projeto contou com as músicas da banda forró legal, que animou jovens, crianças e adultos durante todo o evento em cima do trio. As crianças participaram de atividades de recreação oferecidas a elas (gincana, pula-pula e brincadeiras). Houve também exames de visão e distribuição de óculos, água, lanches e uma feijoada a todos os presentes.

Vários stands foram montados com a exposição e venda do artesanato local, confeccionados em projetos de geração de renda. Objetos para decoração, produtos em crochê, tricô, pinturas, almofadas, dentre outros, foram apreciados pelo grande número de pessoas que visitaram o local. “O preço é excelente e são tantas coisas bonitas que dá vontade de levar tudo”, afirmou a aposentada Lurdes dos Santos.

Para Patrícia Kelly, assistente social do município, o stand com o artesanato local é uma oportunidade para mostrar a população os trabalhos desenvolvidos através dos projetos realizados pela prefeitura. “Tudo é feito com muito carinho nas inúmeras oficinas existentes nos Projetos Sociais. O artesanato é uma ocupação que gera renda e propicia a integração social”, disse.

Já a secretaria de educação do município montou a biblioteca itinerante, coordenada pela professora Nere Elma Freitas, para fomentar a leitura, disponibilizando vários acervos literários.

Para o prefeito Germano Patriota levar o expediente da Prefeitura para as vizinhanças é incentivar a cidadania. “Ainda temos muito que fazer, mas estamos trabalhando dia após dia, de segunda a segunda. Vamos continuar promovendo ações sociais por  muito tempo, porque  ainda temos muito para percorrer”, disse.

Moradora da comunidade, Maria da Silva, de 39 anos, foi conferir de perto as atividades promovidas. Ela aproveitou para verificar sua pressão e pedir isenção para a segunda via da identidade.  “Fui uma das primeiras a chegar. Pessoas que não tem condições e pessoas que às vezes não tem tempo podem participar. Não tinha visto uma ação social tão completa assim. Nem sempre as pessoas têm condições de tirar documentos, comprar óculos... Apoio a iniciativa. Se tivesse que dar uma nota seria mil!”, concluiu.

Já dona Fátima de Oliveira, 42 anos, veio com outro propósito: ajudar. Ela serviu a feijoada, água e refrigerante para a comunidade. “Hoje é um dia especial e achei que essas pessoas mereciam minha ajuda” afirmou.

“A Prefeitura de Ielmo Marinho está próxima da comunidade. Temos muitos programas de sucesso nesta área, que aproxima a criança e o jovem do esporte e da educação e afasta das drogas e da violência. Ielmo Marinho cidadã é uma ação exemplar que chega a diversas comunidades e mostra a importância das iniciativas da sociedade organizada em parceria como poder público pelo bem-estar das famílias ielmomarinhenses”, afirmou Lula, assessor do prefeito.

O prefeito Germano Patriota, o pré-candidato a prefeito, Bruno Patriota, Toinho, diretor administrativo, Luquinhas, chefe de gabinete, Lula, assessor direto do prefeito, José Roberto, o agora ex secretário de educação, afastado para concorrer ao cargo de vereador, entre outras autoridades do município, prestigiaram o projeto, organizado pelas secretarias do Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e Educação, que contou ainda com a participação e apoio das escolas de Canto de Moça e Umari.

Além do projeto Ielmo Marinho cidadã, da Semana de Empreendedorismo em parceria com o Sebrae e da ampliação da escola municipal Maria Ivone, a prefeitura deverá promover outros eventos nos próximos meses.

Enviado via E-mail a redação do Blog
*Produção Ielmo Marinho em FOCO


Nenhum comentário: